domingo, 10 de maio de 2009

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES


Dar presente para a mãe no segundo domingo de maio é tradição no Brasil há tempos. Ela foi oficializada em 1932, por um decreto do então presidente Getúlio Vargas.
Não só por aqui, mas em muitos outros países, a data existe para lembrar o esforço e a dedicação de quem nos colocou no mundo. Mas desde quando o homem comemora a existência das mães?
Há diversas histórias sobre a origem da celebração, algumas controversas e sem comprovação. Sabe-se que, em Esparta, na Grécia antiga, somente duas pessoas tinham direito a ter algo escrito em seus túmulos: os soldados e as mães que morriam nos partos. Elas eram consideradas guerreiras também.
A valorização da figura materna também ganhou destaque com o cristianismo e a imagem de Nossa Senhora. Desde o começo da Idade Média, o Ano Novo começava em 25 de março, data da Anunciação - quando o anjo Gabriel teria dito a Maria que ela iria ficar grávida do Espírito Santo.
Mas foi só a partir de 1600 que uma data para comemorar as mães começou a se espalhar pela Europa. Nessa época, surgiu na Inglaterra o chamado "Domingo das mães", no quarto domingo da Quaresma. Era um dia em que eram homenageadas as mães inglesas.
Com o tempo - e com a influência da Igreja Católica - a data se misturou com a celebração da "Mãe Igreja", e as pessoas homenageavam ambas: igreja e mães. Nesse dia, as pessoas geralmente recebiam dispensa do emprego para ficar com suas mães. Segundo uma reportagem da rede BBC, uma receita especial de bolo, o 'bolo da mãe' era preparada neste dia.

Nos EUA

O dia tem uma história famosa nos Estados Unidos e foi consolidado por uma mulher que nunca teve filhos.
Conta-se que, após a morte da mãe, Anna Jarvis começou uma campanha para a institucionalização da data: escreveu para ministros, empresários e conseguiu apoio. Em 1910, a Virgínia Ocidental foi o primeiro estado a adotar a data e, quatro anos depois, o presidente Woodrow Wilson ratificou o segundo domingo de maio como oficial "Dia das Mães".
Mas Jarvis ficou incomodada com a comercialização intensa de sua idéia. Ela foi detida durante distúrbios nos 'segundos domingos de maio' e morreu em 1948 em um asilo. Pobre, cega e sem filhos.
fonte: G1

Nenhum comentário: